Publicado em 19 de September de 2011

Em muitos lugares no mundo, grandes áreas florestais crescem em terrenos íngremes e quase inacessíveis, dificultando o corte. Como resultado, o corte em terrenos íngremes tem sido uma área interessante para desenvolvimentos tecnológicos. O Komatsu 911 X3M, um harvester sobre esteiras com excelente capacidade de subida em declives íngremes é uma das soluções existentes especialmente desenvolvidas para corte e processamento de madeira localizada neste tipo de terreno.
As máquinas regulares também precisam de soluções especiais. Um dos primeiros guinchos para forwarders foi desenvolvido na Alemanha cerca de dez anos atrás, muito antes de problemas como pressão sobre o solo e erosão surgirem como tema para discussão na indústria florestal alemã. No entanto, com o objetivo de atender às demandas especiais de corte e processamento em terrenos íngremes, um guincho totalmente novo para harvesters foi desenvolvido.
Esse guincho de harvester pode ser rapidamente acoplado tanto na parte traseira como dianteira da máquina. Além disso, o guincho também é compatível com diversos modelos de harvesters. O design compacto faz com que o guincho seja de fácil transporte. Assim, o prestador de serviços pode usar o mesmo guincho para várias máquinas que estão em trabalho de corte e processamento.
O novo guincho de harvester tem um guindaste de fricção que possibilita manter a mesma tração independentemente do comprimento do cabo em espiral. Isso é excelente, considerando-se que o cabo está sujeito apenas à força de tração realmente necessária. Desta forma, é possível realizar operações em declives, minimizando o impacto sobre o solo através da redução de manobras da máquina.
Fonte: Komatsu Forest