Publicado em 29 de October de 2017

Um operador de forwarder quer que a grua pareça uma extensão de seu próprio braço, com movimentos responsivos e fluidos e boa velocidade. Com a introdução da opção SmartFlow, a Komatsu Forest visa atender esta demanda. A nova válvula de grua monitora constantemente a pressão e o fluxo da grua, garantindo os níveis corretos a todo momento para fornecer bom controle dos movimentos. Esse manuseio aprimorado resulta em turnos de trabalho menos cansativos, maior produtividade e rentabilidade.

Uma das funções do SmartFlow é o Active Crane Damping, que reduz os picos e quedas de pressão que podem surgir no sistema hidráulico quando o operador acelera ou freia os movimentos da grua, tornando o ambiente de operação mais confortável na cabine. A precisão em longo alcance também foi aprimorada, fornecendo vantagens quando, por exemplo, o operador está coletando a madeira. Essa função também torna possível acelerar o processo de extração da madeira ao mesmo tempo em que retém o mesmo grau de controle, aumentando a produtividade.

A tecnologia SmartFlow também reduz as quedas de pressão na válvula, com um impacto direto e positivo na economia de combustível. De acordo com a empresa com o sistema houve a redução de consumo de combustível de até 4% durante um ciclo de extração normal, incluindo carregamento, descarregamento e transporte off-road.