Publicado em 10 de March de 2014

A nova unidade de corte disponibilizada pela Komatsu Forest inclui um novo sabre e motor de corte. O destaque se dá para o novo motor que oferece uma velocidade constante para a corrente, que é ajustada automaticamente à capacidade de corte da mesma. Com essa nova unidade, a velocidade da corrente nunca excede a velocidade demandada para o corte.

O resultando alcançado é uma operação de corte estável, ou seja, uma velocidade ideal mantida em 40 metros por segundo ao longo do ciclo de corte.
Para se obter essa velocidade de corte constante, o controle e a orientação do sistema hidráulico foram transferidos do conjunto de válvulas para o motor de corte. Esta modificação representa uma manutenção reduzida e simplificada na montagem das válvulas e outros componentes do sistema hidráulico ao cabeçote. A unidade de corte foi redefinida proporcionando uma maior fixação entre o chassi e o sabre, oferecendo assim uma maior confiabilidade na operação.
Somente com a melhoria do sabre, a operação de corte apresentou maior confiabilidade e consequentemente produtividade. Resultado de uma velocidade de corte maior e um menor número de manutenções. Essa nova tecnologia está disponível para os novos cabeçotes C e V da Komatsu Forest.
Fonte: Komatsu Forest
Texto: Nathan S. Sanches – Equipe Colheita de Madeira