Publicado em 30 de April de 2009

O MaxiHead 3.12 é o mais novo software Valmet específico para cabeçotes avulsos. Este programa oferece uma série de melhorias para os proprietários dos equipamentos, proporcionando uma produtividade mais alta, com uma precisão de medição mais elevada e com uma melhor ergonomia para o operador.

O MaxiHead é um sistema de controle separado do cabeçote Valmet e pode ser instalado em Harvesters usados ou nas escavadeiras. Dentro das diversas novas funções oferecidas pelo MaxiHead 3.12 uma delas é o uso do processamento de árvores pré-processadas, esta função finaliza o processamento de uma árvore, abrindo por completo as facas do cabeçote uma vez que a árvore já tenha sido processada pelo cabeçote. Isto reduz o numero de botões que o operador precisa pressionar resultando em melhor ergonomia e maior produtividade.

O MaxiHead também foi desenvolvido para utilizar o mesmo sistema operacional encontrado nos Harvesters de pneu. Apoio para acumulador de múltiplas árvores para os cabeçotes 350 e 350.1 também é mais uma novidade do MaxiHead 3.12. Este acumulador para múltiplas árvores torna o cabeçote mais rápido e mais eficiente especialmente em regiões densas. Com o acumulador acoplado o MaxiHead calcula o volume da mesma forma que para o processamento de uma única árvore.

O MaxiHead 3.12 também utiliza um novo método para o cálculo de descascamento. Esta nova função faz com que a variação do descascamento seja reduzida tornando a medição mais precisa. Durante o descascamento da árvore é preciso através de uma forma mais fácil descascar de trás para frente realizando o movimento do topo até a base da árvore, e vice-versa, até que a casca seja totalmente removida. Agora esta operação pode ser parcialmente automatizada.