Publicado em 9 de August de 2013

O novo cabeçote C144 da Komatsu Forest foi projetado para trabalhar com árvores de grande porte, onde a necessidade de um poderoso rolo de alimentação, força, robustez e precisão são essenciais para alcançar o rendimento esperado. O novo cabeçote de corte e processamento Komatsu C144 tem uma rápida recarga de força graças aos seus quatro motores hidráulicos. O quarto rolo de alimentação está localizado no meio do cabeçote, acima do rolo do chassi. Isso gera mais pontos de contato entre o tronco e o cabeçote, o que assegura uma forte e eficiente alimentação. Isto é visivelmente percebido com árvores de grandes diâmetros e processamentos de copas, que normalmente são difíceis de desgalhar. Outro fator que contribui para uma alimentação mais rápida do tronco é o ângulo de inclinação de 40º.
 
O cabeçote C144 é equipado com o mesmo sistema de medição de comprimento do Komatsu 365.1. A principal vantagem desse sistema é que a roda de medição que faz leituras precisas sem a necessidade de contato. Com a nova unidade de serra Constant Cut, novo motor de serra e nova montagem do sabre a velocidade da corrente de 40 m/s aumentando a produtividade e minimizando os riscos de rompimento e estouro da corrente.
 
O C144 possui quatro facas de desgalhamento móveis acionadas hidraulicamente, sendo as duas dianteiras com um novo design para melhorar o processamento de árvores com muitos galhos. Além disso, uma faca vertical fixa e uma faca na sessão mais baixa do cabeçote permitem que todas as partes da árvore sejam desgalhadas. O novo cabeçote é seguro e todos os pontos de lubrificação foram centralizados, tornando o trabalho diário mais rápido e fácil. É equipado com uma válvula ativa de controle de pressão traseira. A vantagem é que a pressão traseira pode ser ajustada às funções hidráulicas em uso, o que contribui para a eficiência energética do cabeçote.
 
Principais dados técnicos:
Velocidade de alimentação: 0 – 5m/s.
Peso: A partir de 1.400kg.
Diâmetro de máximo de corte: 710mm
Força de alimentação: 29,6 kN
Abertura Máxima dos rolos: 750mm
Altura: 1,77 metros
 
Fonte: Komatsu Forest