Publicado em 29 de April de 2017

O novo trator de esteiras D85, da Komatsu Forest, foi desenvolvido especialmente para aplicações florestais. A máquina é única em sua classe. O Komatsu D85, fabricado no Japão, diferentemente do modelo utilizando na construção civil, possui diversas características próprias que o tornam uma máquina apta para operar nas condições severas e exigentes da área florestal.

As principais características, em relação ao modelo anterior, incluem: material rodante de carro longo, com um rolete a mais, o que permite melhor distribuição da pressão e proporciona mais tração; ventilador com hélice maior para evitar aquecimentos; tanque de combustível para 700 litros; melhor ergonomia com o reposicionamento dos joysticks; e expansão da área da tampa lateral para facilitar a manutenção. Ainda, a máquina conta com opcionais como faróis de LED, cortinas antirreflexo, proteção conta incêndios e sistema de lubrificação automática.

O trator, com motor de 266 hp, é equipado com dois implementos: uma lâmina V-Shear na parte frontal e um subsolador na parte traseira, que realizam as atividades de rebaixamento de tocos e limpeza da linha de plantio e também a subsolagem a uma profundidade de 60 cm. Um detalhe para a operação é que, ao encontrar um obstáculo que exija mais força, a máquina aciona a reversão automática, gera a força necessária para superar os obstáculos e processe com a atividade.

O D85 desempenha uma atividade que tem se tornado cada vez mais comum para empresas florestais que já estão no terceiro ciclo de rotações, quando os tocos se tornam um problema para as atividades subsequentes às operações silviculturais.

Em demonstração para representantes de grandes empresas de base florestal, o trator operou em uma área onde haveria a necessidade de realinhamento do plantio. O sistema de colheita usado na área foi o CTL (Cut-To-Length), em que os tocos ficam mais expostos do que no sistema FT (Full Tree). Como números médios, a máquina apresentou rendimento de 1 ha/h, consumindo 40 L de combustível por hora.