Publicado em 24 de August de 2017
Luciano Simão

A Komatsu Forest apresenta ao mercado o novo simulador full size KF 500 e o modelo para laptop KF 50. Ambos incluem diversas novas funções para aprimorar a performance e funcionalidade dos sistemas. Os simuladores trazem novo software e incluem os mais novos modelos de máquinas para a simulação de operações com harvester e forwarder. Os simuladores também oferecem diversas opções de máquinas para escolher, como os cabeçotes série S e C, e com ou sem o processamento de múltiplas árvores. Outra nova característica é a opção em VR (realidade virtual), que utiliza a tecnologia de ponta para aprimorar a experiência do simulador.
Os novos aparelhos também incluem o Editor Florestal, que permite ao usuário gerar as áreas e talhões. Desta forma, os usuários podem criar florestas com a topografia e características as mais similares possíveis ao seu real ambiente de trabalho, incluindo a espécie das árvores, características do terreno e a densidade da floresta.
Ambos simuladores também trazem uma função multiplayer, que significa que dois simuladores podem operar no mesmo ambiente virtual, permitindo que um harverster e um forwarder operem em conjunto, simultaneamente, na mesma área digital. O modo multiplayer inclui estatísticas referentes aos resultados da equipe – uma função que estimula maior progresso na performance dos operadores. É possível até mesmo adicionar uma estação para um instrutor, permitindo que o profissional ou operador de simulador mais experiente interaja e tenha uma visão mais dinâmica do trabalho de outros operadores.

Fonte: Komatsu Forest