Publicado em 17 de May de 2013

A Caterpillar apresentou ao mercado florestal no ultimo mês sua nova série de  Knuckleboom Loaders, máquinas montadas sobre um chassi de carreta, utilizadas para o processamento, traçamento e principalmente o carregamento.
 
A nova Série C de Knuckleboom Loaders da Caterpillar possuiu um novo sistema de combustão para uma queima mais eficiente de combustível, sistemas hidráulicos modificados e melhorados, o que proporciona maior capacidade de levantamento quando a lança da máquina trabalha em distâncias maiores, se comparado com o sistema dos modelos anteriores.
 
A nova linha inclui dois modelos: o CAT 579C, máquina ideal para operações com árvores de grande porte, tanto para o corte e carregamento quanto para operações severas de desgalhamento; e o CAT 559C, ideal para operações com coníferas provenientes de operações de desbaste e madeira para produção de celulose.
 
“Como nos modelos anteriores, os modelos da Série C são rápidos e suaves nas operações, mantendo, ainda sim, sua capacidade multifuncional. Além disso, a Série C é mais eficiente e produtiva” diz Blake Vaughn, Engenheiro de Desempenho de Produtos da Caterpillar Florestal. “Por exemplo, em testes controlados, o 559C foi 22% mais produtivo do que o 559B, utilizando a mesma quantidade de combustível."
 
A nova série é equipada por um motor CAT C6.6 ACERTcom 129.5 kW (174 hp) de potência, além de estar de acordo com a regulamentação de emissões Tier 4. A nova tecnologia do motor foi incorporada para assegurar que as modificações não iriam reduzir a vida útil dos componentes, aumentar os custos de operação ou reduzir o tempo de atividade produtiva. O motor automático de marcha lenta é uma característica, além do ventilador do motor possuir velocidades variáveis, o qual refrigera somente quando necessário. São características que auxiliam para reduzir ainda mais o consumo de combustível nas novas máquinas.
 
O Knuckleboom Loaders 579C consegue 35% mais capacidade de levantamento a um maior alcance; já o 559C atinge 25% em comparação com os modelos anteriores. "O aumento na capacidade de levantamento é vital para a operação, de modo que o operador possa trabalhar com o alcance máximo sem perder a capacidade de carga", comenta Vaughn.
 
Diversas modificações, não citadas no texto, foram efetuadas nas novas máquinas. Para mais informações sobre os novos Knuckleboom Loaders da Caterpillar, acesse o site da empresa: www.cat.com/forestry.
 
Fonte: Caterpillar Forestry.
Adaptado por: Gustavo Castro – Equipe Colheita de Madeira.
Fotografia: Caterpillar Forestry.