Publicado em 3 de setembro de 2014
Giovana Massetto – Redação Colheita de Madeira

Os visitantes da FinnMetko, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, na Finlândia, puderam conhecer os modelos Ponsse 2015. A atualização que começou com o Harvester Scorpion chega agora aos Forwarders Buffalo, Elk e Wisent. A empresa apresenta também o novo sistema ActiveFrame, que promete trazer mais conforto aos operadores de Forwarders.
De acordo com a Ponsse, o desenvolvimento dos novos modelos é uma comprovação do relacionamento com os clientes. “O feedback que recebemos nos últimos anos foi levado em consideração na nova série. As mudanças mais significativas no trabalho dos empresários e operadores florestais podem ser observadas na facilidade de manutenção e no alto nível de usabilidade e durabilidade das nossas máquinas” declara Jarmo Vidgrén, diretor de vendas e marketing da Ponsse.
Os novos modelos contam com estrutura do chassi reformulada e gruas com mais facilidade de uso. A transmissão foi atualizada trazendo mais precisão e eficiência à colheita, resultando em uma melhor operação ao atravessar obstáculos difíceis ou em terrenos muito íngremes. Além disso, a força de tração máxima dos Forwarders Buffalo, Elk e Wisent aumentou.
Ponsse ActiveFrame
Este é nome do novo sistema de suspensão de cabine, para máquinas com oito rodas, desenvolvido pela Ponsse. Ele possui uma estrutura simples e funcional, que elimina de forma efetiva e despercebida qualquer movimento lateral direcionado ao operador. Este aprimoramento torna a operação mais confortável, produtividade e ergonômica. Estes aspectos reunidos permitem ao operador usar velocidades mais altas e trabalhar com a grua de forma mais eficiente mesmo em terrenos muito acidentados.
A solução apresentada é tecnologicamente próxima do sistema de nivelamento do HarvesterScorpion, em que sensores separados foram substituídos por componentes integrados no módulo de controle. Graças à estrutura de chassi duplo, o ponto de articulação do sistema de suspensão ActiveFrame é bem baixo no nível do eixo do truque. Isso elimina qualquer balanço direcionado ao operador da maneira mais eficiente possível.
            Outras Inovações
As cabines também receberam atenção na linha 2015. Elas estão completamente novas, oferecendo grande espaço de armazenamento interno, controles mais ergonômicos e grande visibilidade. As alavancas de controle, apoios dos braços e painéis de controle foram estrategicamente redesenhados para tornam o trabalho mais fácil.
Os novos modelos contam também com o sistema Ponsse Opti4G, que fornece rapidamente aos operadores todas as informações necessárias sobre o trabalho e as operações da máquina. O novo PC de máquina vem com tela sensível ao toque integrado na unidade da tela. Já o sistema administração de frota Fleet Managent, agora é acessível para dispositivos móveis. Com o sistema, os empresários podem verificar a localização das máquinas no mapa ou a situação atual do operador. Os relatórios do serviço permitem acompanhar as horas de trabalho do motor, a quantidade de combustível no tanque, a quantidade de madeira colhida no local trabalhado, a produtividade da vida da máquina e o consumo de combustível pelos diferentes operadores.
Mais informações: www.ponsse.com

Fonte: Ponsse