Publicado em 8 de março de 2017
Luciano Simão

A Komatsu Forest tem uma vasta experiência de trabalho com guinchos nas regiões alpinas da Alemanha e Áustria, onde a tecnologia foi aperfeiçoada em cooperação com os clientes por mais de dez anos. Usando esse conhecimento, a companhia apresenta o guincho de tração auxiliar Komatsu Traction Aid Winch, uma solução que estará disponível opcionalmente para o forwarder Komatsu 875 e os harvesters Komatsu 911/230H e Komatsu 931.

O sistema é baseado no princípio de cabrestante, onde o guincho tem um tambor separado para armazenamento do cabo, enquanto o motor que fornece tração é instalado na unidade do cabrestante. O cabo é enrolado nove vezes ao redor da guia do cabrestante, que dá uma força grande de fricção e assim um guincho eficiente.

O sistema de cabrestante proporciona tração uniforme, pois a mesma quantidade de cabo está sempre enrolada ao redor da unidade do cabrestante. Trata-se de uma vantagem em comparação a um guincho de tambor regular, onde o cabo é enrolado em torno de um tambor que também abriga o motor, uma construção que fornece tração irregular porque o torque varia dependendo de quanto cabo permanece no tambor.

Com design compacto, o guincho fornece à máquina boa mobilidade, visibilidade e distância do solo. Equipado com inclinação hidráulica, permite a inclinação para abrir o capô ou ajustar o ângulo do cabo, além de possuir acomplamentos rápidos para fácil remoção para operações de manutenção ou condução em terreno plano, onde não é necessário.

O Komatsu Traction Aid Winch é equipado com um controle remoto que permite ao operador controlar o guincho do exterior da máquina, bem como alimentar e ancorar o cabo. O guincho também tem diferentes modos inteligentes para otimizar a eficiência operacional

Fonte: Komatsu