Publicado em 21 de fevereiro de 2013

           Einari Vidgrénm fundador da empresa de máquinas florestais Ponsse Plc, que faleceu em 2010. Filho de um pequeno agricultor, traçou seu caminho no solo congelado da região de Savo, através de um trabalho árdou, esforço e desenvoltura. A empresa fundada por ele evoluiu de uma oficina de aldeia até uma das maiores fabricantes de máquinas florestais do Mundo, e a riqueza deste madeireiro aumentou de uma quadro de serra para uma das maiores fortunas da Finlândia.
            Atualmente, a Ponsse Plc. tem cerca de 1.000 funcionários e a empresa familiar opera em mais de 40 países. Todas as máquinas florestais Ponsse ainda são fabricadas no vilarejo onde Einari viveu, em Vieremã.
            Os valores e empreendedorismo de Einari Vidgrén continuam dentro da Ponsse e da fundação que leva seu nome. Em 2005, o conselheiro industrial Einari Vidgrén fundou o Einari Vidgrén Foundation, com objetivo de aumentar a valorização do trabalho mecanizado na colheita de madeira, aumentando a conscientização do empreendedorismo relacionado à extração de madeira e para tornar o setor de colheita mecanizada mais interessante como um local de trabalho potencial, especialmente para os jovens.
            Este ano, a fundação esta gratificada com um subsidio total de EUR 80.000. Os prêmios também podem ser aplicados internacionalmente. Aplicações, juntamente com sua justificativa, devem ser enviados através do site da Fundação em www.evsaatio.fi até 15 de Abril, segunda-feira. Os prêmios serão entregues em uma cerimonia que será realizada em maio, em Vieremã.
            A Fundação Einari Vidgrén dá o Prêmio Einari a ilustres empresas madeireiras, assim como seu reconhecimento principal. Reconhecimentos Einari são concedidos para pesquisa e desenvolvimento na área da colheita florestal mecanizada, os desenvolvimentos de formação do setor e partidos que promovem a conscientização do mesmo, aumentam a sua apreciação. Além disso, a Fundação oferece o Prémio Operador Einaria operadores de máquinas florestais de mérito e bolsas de estudos para estudantes talentosos no campo de equipamentos florestais.
            Galeria de fotos “Ponsseand Me”
            O trabalho e a vida de Einari Vidgrén também serão comemorados no site da Ponsse, onde será recolhido ao longo dos anos fotos de pessoas e famílias cujas vidas são influenciadas pela Ponsse.
            Com estas imagens, a Ponsse que expressar o que seu legado significa hoje, depois de mais de 8.500 máquinas florestais fabricadas em Vieremã, e como o trabalho e a vida de Einari Vidgrén afetou a vida de inúmeros empresários madeireiros e funcionários Ponsse em todo o Mundo.
            A vida de Einari Vidgén e a historia da Ponsse é uma seção transversal da história da mecanização da colheita florestal, a partir do primeiro transporte de carga até os modernos Harvesters de oito pneus. A indústria florestal esta mudando e em desenvolvimento, mas a força motriz no campo ainda é o registro de profissionais que trabalham todos os dias nas florestas do mundo, muitas vezes em difíceis condições.
Imagens e materiais podem ser enviados pelo site www.ponsse.com: Ponsse and me
Para informações adicionais: JuhaVidgrén, tel. +358 40 518 6286 www.evsaatio.fi (site da Fundação EinariVidgrén)
            Fonte: Ponsse
            Adaptado por:Arthur B. Barreira – Equipe Colheita de Madeira